Divisão de Acesso 2023
Domingo é de estreia do Pelotas, contra o Santa Cruz, pela Série A-2
Com uma equipe nova, Lobo começa caminhada rumo à primeira divisão estadual, no estádio dos Plátanos, às 15h30min
Foto: Carlos Queiroz - DP - Após trabalho na Copa da FGF em 2022, Leocir Dall’Astra segue no comando técnico do Áureo-Cerúleo
Neste domingo, às 15h30min, o Pelotas inicia a caminhada com o objetivo de conquistar uma das duas vagas no Gauchão 2024. O primeiro obstáculo será o Santa Cruz, no estádio dos Plátanos, pela rodada de abertura do grupo B.
O Lobo entrará em campo com uma equipe totalmente renovada em relação à temporada passada. Leocir Dall’Astra segue como técnico. Ele assumiu para a disputa da Copa Tarciso Flecha Negra no ano passado e renovou o contrato após a mudança de presidente no fim de 2022.
A pré-temporada iniciou no dia 8 de março e, durante a preparação, o Pelotas fez quatro jogos-treino. Vitórias sobre Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs) e Grêmio Sub-20 e empates contra Monsoon e Novo Hamburgo.
Para enfrentar o Galo Carijó, Leocir não terá força máxima. O zagueiro Rubén Monges, com problemas burocráticos, não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e portanto não terá condições de jogo na estreia. Mesmo caso do centroavante Robério. O atacante Taiberson, machucado, também não deve estar presente neste domingo.
Em entrevista coletiva, o técnico Leocir Dall’Astra projetou a primeira partida do Lobo na temporada e admitiu a ansiedade para estrear de uma vez, mas também gostaria de ter mais tempo para deixar a equipe melhor preparada. “Assim como o torcedor tem a expectativa, nós também estamos ansiosos. Gostaria que já tivesse começado, por outro lado gostaria que tivesse mais um tempinho. Não estamos ainda coesos e encaixados, acho que ainda faltam algumas coisas. […] Talvez um tempinho maior seja importante”, disse o treinador.
Dall’Astra garante que novos reforços ainda devem chegar com a competição em andamento e indica que na segunda-feira podem apresentar mais um nome, vindo da Série A. O técnico áureo-cerúleo também fez elogios à ética de trabalho do grupo durante toda a preparação: “Estamos em um ambiente muito saudável. Talvez nos últimos anos foi o melhor ambiente que peguei em termos de atletas”.
Foco é classificar
Leocir Dall’Astra considera que empatar em Santa Cruz do Sul é um bom resultado, assim como contra o Inter-SM, na segunda rodada. O técnico do Lobo diz que o ideal é ser o primeiro no grupo B, mas que o foco principal é garantir a classificação. “Para nós o importante é não perder para esses times [Santa Cruz e Inter-SM] e ganhar talvez de times que tenham investimento igual ou menor que o Pelotas. É não deixar esses times dispararem, depois fica mais difícil buscar. A classificação em primeiro é o que quero, é o ideal, mas o mais importante é classificar. A primeira coisa é buscar a classificação. Depois de classificados vamos tentar uma posição melhor”, projeta.
Leocir lembra que ano passado Pelotas e Santa Cruz foram os líderes do grupo B e perderam nas quartas de final, e os dois times que classificaram em quarto conquistaram o acesso para a primeira divisão.
Caras conhecidas
Muitos torcedores do Pelotas ainda não conhecem o atual elenco. Várias caras novas foram contratadas, porém alguns reforços já são conhecidos dos áureo-cerúleos. Na lateral-direita, Paulo Lucas atuou na Divisão de Acesso pelo Lobo e até marcou gol. O jogador é zagueiro de origem, mas também faz a função pelo lado. Paulo não integrou o elenco da Copinha, porém retornou este ano e deve ser titular contra o Santa Cruz.
Na zaga, Heverton também está de volta. A passagem anterior foi somente em 2013, mas vencedora. O experiente jogador fez parte do grupo campeão da Copa Sul-Fronteira e da Super Copa Gaúcha.
Os laterais-esquerdos Xaro e Roger Bastos também são nomes com história no clube da Avenida. Xaro conquistou o título da Copa Lupi Martins e o acesso para o Gauchão. O jogador de 36 anos vai para a sua quarta passagem na Boca do Lobo. A tendência é que ele seja reserva de Roger Bastos, que atuou no Áureo-Cerúleo no começo da carreira, em 2011.
No meio-campo, Escobar e Germano também marcaram história e estão de volta. Escobar foi campeão da Copa da FGF em 2008 e disputou o Gauchão em 2014 pelo clube. Germano tem trajetória mais recente. Em 2018, ajudou a equipe a conquistar o título da Divisão de Acesso.
Fique de olho
Entre as novidades, dois jogadores para o torcedor do Pelotas prestar atenção são o meia Jandson e o centroavante Junnior Batata. Jandson é o armador titular da equipe e na pré-temporada mostrou qualidade. Já Batata chegou na Boca do Lobo com status de artilheiro. Nos primeiros meses do ano, atuou pelo Barretos na Série A-3 do Campeonato Paulista e marcou oito gols em 12 jogos.
Transmissão
O torcedor do Pelotas terá duas opções para assistir à estreia do Lobo na Divisão de Acesso. Neste ano, a FGF TV transmitirá todos os jogos da primeira fase ao vivo e de graça. Para assistir é necessário entrar no site fgftv.com.br e fazer o cadastro. Outra opção é o YouTube do “Deixa que eu chuto”, canal da rádio Gazeta de Santa Cruz do Sul.
O Diário Popular fará o minuto a minuto no site do Jornal a partir das 15h15min.
Para quem quiser ir até os Plátanos torcer para o Pelotas, o ingresso custará no dia R$ 30 no setor visitante.
Forma de disputa
O regulamento da Divisão de Acesso segue o mesmo do ano passado: dois grupos com oito times que jogam em turno e returno. Os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final e cruzam com a outra chave; 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A. Os dois finalistas garantem o acesso para o Campeonato Gaúcho de 2024.
Prováveis escalações
Santa Cruz: Rafael Copetti; Marcão, Micael, Diego Rocha e Paulinho; David, Hippólito, Maurício (ou Cris Magno) Pablo Bueno e Gustavo Sapeka; Eduardão (ou Pepeto). Técnico: Daniel Franco
Pelotas: Jacsson (ou Pablo); Paulo Lucas, Rogério, Heverton e Roger Bastos; Cristian (ou
Escobar), Germano, Jandson, Ruan e Thalles (ou Luan); Junnior Batata. Técnico: Leocir Dall’Astra
Horário: 15h30min deste domingo.
Transmissão: Canal no YouTube “Deixa que eu chuto” e FGF TV.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Árbitro: Deividi Souza de Freitas.
Local: estádio dos Plátanos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário